10 ideias para controlar melhor o estoque de lojas de material de construção
20 de outubro de 2021

10 ideias para controlar melhor o estoque de lojas de material de construção

A gestão eficiente do estoque de lojas de material de construção é uma das práticas mais importantes dentro dos processos deste tipo de negócio. Neste post, vamos mostrar 10 ideias para você fazer esse controle da melhor forma possível. 

Isso porque esse processo é fundamental para auxiliar nas melhores tomadas de decisão, principalmente na hora de negociar com os fornecedores e para trazer mais lucro para a sua loja.

Sabemos que o número de produtos vendidos por uma loja de materiais de construção é enorme. São diferentes marcas e tipos que se desdobram em centenas de itens em estoque. 

São várias opções de cimento, tijolos, areias, pisos, telhas, tintas e até mesmo parafusos, tornando o estoque um local com uma enormidade de produtos que exigem atenção para não virarem motivo de preocupação.

A eficiência do estoque se torna ainda mais importante quando sabemos que ainda é preciso dar atenção a toda a gestão da loja, pensar em estratégias para aumentar as vendas, lidar com o e-commerce e até mesmo com clientes inadimplentes. 

 

A importância do controle de estoque para lojas de materiais de construção

A tarefa do controle do estoque de lojas de material de construção não é tão simples como parece e, muitas vezes, é negligenciada pelos gestores.  

Mas, como vimos, é preciso lidar com uma grande quantidade de produtos, que são o principal objetivo do negócio. 

Por isso tamanha é a importância de administrar de forma minuciosa o estoque da loja. 

Se esse processo não for feito corretamente, pode causar diferentes problemas, como atraso nas entregas, negociação mal planejada com fornecedores, prejuízo no fluxo de caixa, produtos parados em estoque e perda de clientes. 

Por isso, trazemos 10 ideias para controlar melhor o estoque de lojas de material de construção, trazendo, assim, uma organização mais estratégica do seu negócio. Confira!

 

1. Entenda os processos de controle de estoque

Existem métodos para controlar melhor o estoque de lojas de material de construção, e o primeiro passo é entender e aplicar cada um deles. 

Controle permanente: acontece em tempo real, ou seja, sempre que um produto é vendido para clientes ou comprado de fornecedores. 

Controle periódico: é a conferência realizada regularmente para verificar inconsistências no controle permanente, e corrigi-las assim que possível. Em outras palavras, é o inventário do estoque. 

Controle mínimo: esta prática garante uma reserva do seu estoque para atender aos seus clientes, considerando que é preciso tempo para solicitar um novo pedido ao seu fornecedor.

Renovação periódica: com base em uma análise detalhada sobre a permanência de um tipo de produto em seu estoque, é possível definir um período médio em que será necessário realizar uma nova encomenda com o fornecedor, facilitando a noção real dos recursos que precisam estar disponíveis em caixa para novas compras.

Finalidade específica: isso acontece quando existe uma demanda específica como, por exemplo, o fechamento de um contrato de uma grande construção, ou para realizar uma queima de estoque.  

 

 

2. Controle de caixa

Considerando tudo o que foi destacado acima sobre o controle do estoque de loja de material de construção, já é possível compreender a importância do controle de caixa. 

Assim, é preciso estabelecer um controle sistemático do que é vendido e do que é recebido dos fornecedores, além de identificar a liberação dos produtos corretos, sem problemas para o cliente e/ ou vendedor.

 

3. Organização 

Um estoque organizado, principalmente em negócios que lidam com muitos produtos, traz agilidade necessária para o dia a dia da operação.

Organize as prateleiras por tipo de material, marca, tamanho, cor etc. Lembre-se de dispor os produtos mais antigos na parte da frente.

 

4. Avalie o desempenho de produtos

É imprescindível ter conhecimento de quais produtos têm melhor aceitação dos clientes. 

Dessa forma, é possível otimizar quais e quantos produtos precisam ser repostos no estoque. 

É possível realizar tal atividade facilmente com um bom sistema ERP.

 

5. Estude o perfil do cliente

Para realmente saber quais produtos fazem mais sentido na loja de material de construção, é preciso entender quais são os hábitos do seu público-alvo. 

Para isso, é importante considerar a região que sua loja está inserida e quais as características dos clientes da vizinhança. 

Fazer uma pesquisa simples, seja online ou impressa, com os visitantes e os clientes da loja pode ser essencial.

 

6. Mix de produtos

Ao fazer a análise do desempenho de produtos e do público-alvo, é possível investir de forma mais certeira no mix de produtos para a sua loja. 

 

7. Invista em bons profissionais

Sua equipe, por menor que seja, precisa conhecer o funcionamento de caixa e do estoque, recebimento e venda dos materiais, bem como registrar todas essas ações em caixa.

 

Não importa o número de funcionários da sua loja: profissionais habilitados fazem toda a diferença. 

 

8. Promoções

Sim, as promoções auxiliam a controlar melhor o estoque de loja de material de construção. 

Dessa forma, é possível vender mais rapidamente aqueles itens com pouco giro nas prateleiras.

Assim, é mais fácil liberar o que não faz tanto sentido, focando no mix de produtos de forma mais controlada e na reposição estratégica.   

 

9. Conte com um software ERP

Todos os processos destacados acima são facilitados com o auxílio de um sistema ERP especializado em lojas de material de construção.

Com a automatização dos processos de gerenciamento do estoque, é possível ter uma visão mais estratégica do negócio. 

Isso porque é possível identificar, em tempo real, tudo o que foi vendido e o que está armazenado, facilitando o trabalho dos vendedores e da organização do caixa. 

 

10. Alinhamento do controle sistêmico com o controle físico

Com um sistema ERP para auxiliar a gestão de estoque de loja de material de construção, o controle físico dos produtos disponíveis pode estar totalmente vinculado ao sistema ERP. 

Assim, tudo o que entra e sai pode estar disponível em tempo real, sem a necessidade de preenchimento de planilhas, evitando qualquer erro humano. 

 Com essas dicas colocadas em prática, o seu negócio só tende a crescer!

 

Créditos: Razem

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