10 motivos para automatizar processos de gestão no supermercado
6 de setembro de 2023

10 motivos para automatizar processos de gestão no supermercado

Em um setor tão concorrido como o de supermercados, com um faturamento de mais de 500 bilhões em 2020, modernizar o seu negócio é um grande diferencial na conquista dos clientes. Hoje em dia, a automação dos processos de gestão em supermercados  já é uma realidade de muitas organizações.

Assim, empresas que desejam se manter no topo precisam se manter atualizadas. Porém, automatizar as atividades de um supermercado não é uma tarefa tão simples. Principalmente nos casos dos empreendimentos maiores e mais antigos: toda a estrutura produtiva precisa ser redesenhada para a transição ao digital.

Primeiramente, o passo inicial para automatizar os processos operacionais do seu supermercado é a aquisição de um sistema de gestão. Ou seja, contratar uma solução tecnológica que centralize o armazenamento de dados em um único local. Como escolher a melhor ferramenta? Vale mesmo a pena investir em um software de gestão para supermercados?

Essas e outras questões são respondidas ao longo deste artigo, por isso leia-o até o final! Além disso, listamos 10 motivos para você entender por que é tão importante uma gestão automatizada em supermercados. Confira!

Riscos de uma gestão de supermercados sem automação

Você pode se perguntar se realmente é necessário investir em um software de gestão para supermercado. Por isso, antes de mais nada, é preciso entender a importância da ferramenta e quais prejuízos podem ser evitados com uma gestão automatizada.

Um bom sistema ERP de gestão (Enterprise Resource Planning) deve funcionar como uma grande base de dados online, na qual todas as informações necessárias estão ali centralizadas. Fornecedores, clientes e funcionários podem ter acesso aos dados, a partir das permissões específicas que cada um possui no sistema.

Ao digitalizar os processos operacionais de um supermercado, o gestor previneos possíveis problemas:

Falta de controle

Estoque, prazos, entregas, pagamentos: todos esses processos precisam estar sob controle. Um gestor que realiza todas essas atividades manualmente, além de muita dor de cabeça e horas de trabalho, corre mais risco de cometer erros. Então, é fundamental um sistema de gestão que automatize o maior número de operações. Ganha o gestor, ganham os funcionários e, consequentemente, ganham os clientes em satisfação.

Lentidão dos processos

Otimizar o tempo. Este é um dos maiores desafios da gestão de supermercados e empresas de qualquer outro ramo.

Muitas vezes, depender do trabalho manual em determinados serviços é sinônimo de demora e prazos mais largos.

Com um software de gestão, o supermercado agiliza demandas e, consequentemente, alcança mais vendas.

Portanto, o sistema traz agilidade no cumprimento dos prazos estabelecidos com os clientes e garante a organização necessária para a saúde financeira do negócio.

Gastos desnecessários

Com mais agilidade e maior controle nas operações, o gestor passa longe do perigo de gastar recursos indevidamente. A diminuição de custos é um resultado prático, pois a empresa acaba por ter mais controle de estoque e dos serviços oferecidos, já que o sistema integra todos os setores do supermercado, observando os possíveis empecilhos que trazem mais custos para as operações.

Quais os benefícios de uma gestão de supermercados automatizada?

Como dissemos, um sistema de gestão para mercado ou supermercado é uma ferramenta que integra todos os processos e informações do negócio.

A solução facilita e otimiza os procedimentos operacionais, administrativos e burocráticos. Definitivamente, a automação traz inúmeras vantagens e adquirir um software de gestão vale muito a pena.

Ainda em dúvida? Nós selecionamos 10  motivos para você automatizar os processos de gestão no seu supermercado!

1. Aumento de vendas

Ao otimizar os processos que levam à comercialização dos seus produtos, os supermercados potencializam sua capacidade de venda.

Todas as funcionalidades de um sistema ERP devem ter como objetivo final a otimização das vendas da sua empresa. Simultaneamente, o software melhora a pesquisa rápida de produtos, permite o controle de fechamento de vendas e faturamento, dentre muitos outros processos.

2. Gestão de estoque assertiva

Básica para qualquer empresa do ramo: uma boa gestão de estoque. Um eficaz software permite a atualização automática de compras e vendas, com a emissão de todos os dados em tempo real.

Desse modo, o gestor tem controle total dos insumos e dos produtos acabados, garantindo um planejamento de compras assertivo.

3. Redução de custos

Através de operações integradas e automatizadas, o supermercado garante a redução de custos de seus processos. Os diversos setores do empreendimento são impactados pela nova cultura organizacional. Com um sistema de gestão, reduz-se a mão de obra e os custos desnecessários são eliminados.

4. Gestão fiscal

Segurança e tecnologia de ponta para emissão e gerenciamento das obrigações fiscais. Nenhum gestor quer ser multado por deixar de cumprir com a legislação. Armazenar e organizar os documentos fiscais do seu supermercado de forma virtual, em um sistema 100% na nuvem, traz mais segurança e praticidade. Procure saber se o sistema que você quer contratar possibilita a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de produtos (NF-e) e serviços (NFS-e).

5. Segurança de dados

Cada vez mais, a segurança de dados é um fator indispensável para as empresas. No caso dos supermercados, não é diferente. Dados de clientes e funcionários devem ser armazenados com todo o sigilo e dentro das legislações vigentes. Com um sistema ERP, todos os documentos estão armazenados em um ambiente digital, totalmente em segurança.

6. Mais produtividade dos funcionários

Supermercados que utilizam um sistema ERP visualizam na prática: a ferramenta melhora o modo de trabalhar da empresa ao contribuir para a padronização, otimização de processos e rápida identificação de erros.

Esse fator tem impacto decisivo na questão do tempo despendido pelas equipes. Ao eliminar gargalos operacionais, o gestor vê a produtividade crescer entre seus funcionários.

7. Integração de setores

Numa mesma base de dados, todas as informações dos diversos setores do supermercado ficam armazenadas. Ou seja, o gestor pode compartilhar informações estratégicas no sistema, úteis para a tomada de decisão de gestores e colaboradores. Integrados em uma única solução, os dados permitem gerar relatórios confiáveis, independente da complexidade da operação.

8. Experiência do cliente é otimizada

Mais do que bons preços, o seu cliente busca comodidade e uma boa experiência de compra.

Hoje em dia, sistemas de gestão permitem ao gestor de supermercado  criar ações que permitam a fidelização do consumidor.

Além disso, você tem dados em mãos para construir indicadores de desempenho para a equipe de atendimento.

9. Acesso remoto

Uma das principais vantagens de um ERP para supermercados é a possibilidade de acesso às informações a qualquer hora, de qualquer lugar.

Com a inserção dos dados em tempo real, todas as informações estão permanentemente atualizadas.

O gestor acompanha as vendas e pode, inclusive, identificar impasses nas operações, além de buscar alternativas para otimizar a performance dos funcionários.

10. Redução de erros 

Por fim, a redução de erros é uma grande vantagem para o gestor que automatiza tarefas que seriam realizadas manualmente no seu supermercado. Esqueça as planilhas e o amontoado de documentos físicos, todas as informações relevantes à gestão podem ser encontradas online, 24 horas por dia.

Como escolher o melhor software de gestão para supermercado

Você já entendeu que, para o ramo de supermercados, um sistema de gestão é um grande aliado para potencializar o negócio. Nesse sentido, alguns pontos precisam ser levados em conta no momento de contratar um software para o seu negócio.

Créditos: Adaptive

 

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