4 vantagens de oferecer Ame Digital no posto de combustível
26 de maio de 2021

4 vantagens de oferecer Ame Digital no posto de combustível

Certamente você já deve ter ouvido falar em carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets. São meios de pagamentos on-line no qual o usuário pode realizar transações apenas usando o celular. Muitas surgiram nos últimos anos, mas vale a pena ressaltar uma delas: a Ame Digital.

Desde junho do ano passado, a Ame Digital firmou parceria com a rede de postos Petrobras para incentivar tanto o uso da carteira quanto o abastecimento nos postos com selo BR.

A experiência tem sido bastante proveitosa para os postos e para os clientes. Ela foi potencializada justamente em um momento de grande popularização das carteiras digitais.

A pandemia acabou incentivando a adoção desse novo meio de pagamento. Segundo pesquisa realizada pela Mastercard, ainda no primeiro semestre do ano passado, 49% das pessoas estavam realizando compras por carteiras digitais.

Entre os motivos, estava a praticidade e a necessidade de distanciamento social dos vendedores. Portanto, como esse comportamento tende a perdurar, os clientes procurarão estabelecimentos que ofereçam conforto, segurança e, ainda, retorno financeiro.

Se seu posto não adota nenhuma e-wallet, está na hora de começar a utilizar a Ame Digital no posto e se tornar mais competitivo. Leia este artigo e entenda por que você deve fazer isso.

 

Conheça a AME Digital

Ame Digital é uma carteira digital desenvolvida pelo grupo B2W, mantenedor da rede de lojas Americanas e pelos marketplaces Submarino, Shoptime e Sou Barato.

Trata-se de um meio de pagamento no qual é possível fazer uma série de transações que vão além do comprar e vender. Com o app, o usuário pode também:

  • recarregar créditos em seu celular;
  • comprar vouchers para jogos on-line;
  • transferir dinheiro para outras contas;
  • pagar boletos à vista ou parcelados;
  • solicitar empréstimos e muitas outras possibilidades.

Muitas dessas transações estão atreladas à possibilidade de ganho de cashback, que é o retorno financeiro de parte do valor da compra. Hoje, mais de 1,7mil estabelecimentos em todo o país aceitam essa carteira digital.

No Brasil, o app já teve mais de 10 milhões de downloads, o que mostra a popularidade da carteira digital entre os brasileiros.

Os postos de combustíveis da distribuidora BR foram os primeiros a fazer parceria com a B2W e adotar a Ame Digital.

Essa parceria começou em maio de 2020, possibilitando aos usuários receberem, no primeiro mês, 20% de cashback sobre o valor da compra, que poderia ser tanto de abastecimento quanto de compra de produtos ou realização de algum serviço.

Após esse primeiro mês de operações, o cashback passou a ser de 10% e seguirá até maio deste ano. No entanto, ainda é uma grande vantagem, pois o consumidor acaba pagando um valor menor pelo abastecimento.

 

Como a Ame Digital funciona

Na prática, a carteira Ame Digital funciona da seguinte forma:

  1. O usuário abre seu aplicativo e aponta para um QR Code disponibilizado pelo frentista.
  2. No app, basta digitar o valor do abastecimento.
  3. Na hora de confirmar, é preciso escolher se o pagamento será via saldo da conta ou cartão de crédito; também é possível selecionar ambas as opções; neste caso, se o valor da compra for maior que o saldo disponível na carteira, a diferença será debitada do cartão.
  4. Depois disso, é só confirmar a transação por meio de senha ou biometria e pronto!

Em poucos dias, o cashback é disponibilizado no saldo de sua carteira e poderá ser utilizado em compras posteriores.

 

4 vantagens de oferecer Ame Digital no posto

Para o usuário cliente, utilizar carteiras digitais tem sido uma boa opção por conta da praticidade, segurança, baixo investimento e retorno financeiro. Mas, você, enquanto empresa, pode ganhar também se passar a utilizar a Ame Digital no posto.

Confira, a seguir, algumas vantagens para o seu negócio se oferecer aos clientes esse aplicativo:

 

#1 Fidelização de clientes

Hoje, com os preços dos combustíveis subindo dia após dia e a competitividade aumentando, é muito importante pensar em estratégias que mantenham o cliente próximo. Uma estratégia de fidelização seria utilizar Ame Digital no posto.

Atraídos pelos valores reduzidos devido ao cashback, os motoristas tendem a escolher um posto de combustíveis que lhe tragam algum tipo de retorno, melhor ainda se este for financeiro.

Logo, eles acabam escolhendo seu posto como o favorito para o abastecimento pelo simples fato de poderem utilizar a carteira digital.

 

#2 Aumento de lucratividade

Como dissemos anteriormente, o incentivo à venda por carteiras digitais leva à fidelização, logo, mais clientes visitam o posto com maior frequência.

O resultado disso: aumento na lucratividade, pois o volume de vendas na pista sofrerá um incremento considerável, o que aumenta também a possibilidade de oferecer outros produtos não combustíveis como também os serviços agregados.

Além disso, vale ressaltar que as taxas cobradas pelas operadoras das e-wallets, como a Ame Digital, para cada transação são mais brandas que as cobradas pelas operadoras de cartão. Portanto, isso leva a um maior ganho por operação de venda.

 

 #3 Redução de custos

É de conhecimento que as operadoras de cartão cobram tarifas sobre cada venda realizada e sobre o aluguel das maquininhas. Com as carteiras digitais, isso muda um pouco.

O QR Code para pagamento via e-wallet pode ser disponibilizado em qualquer suporte, como um folder ou um simples papel impresso. Logo, a maquininha de cartão se torna obsoleta.

Considerando um grande fluxo de pagamentos na carteira digital, você pode rever a quantidade de maquininhas alugadas com a operadora, o que levaria a redução de custos com tarifas.

Em caso de adoção do hábito de uso das carteiras digitais, você pode, inclusive, criar contas para seus funcionários e pagar seus salários por meio de transferência. Essa ação já reduziria no seu caixa os custos bancários com o pagamento de colaboradores.

 

#4 Integração ao software de gestão

Oferecer essa possibilidade de meio de pagamento aos clientes é muito importante, mas também é imprescindível ter a visão clara do fluxo de vendas realizado. Isso só é possível se o aplicativo for integrado ao software de gestão do posto.

Com o Petros, isso é possível, pois há integração entre o sistema e as transações realizadas pela Ame Digital no posto.

Dessa forma, pagamentos, transferências e qualquer outra transação recebida pela Ame Digital é automaticamente repassada para o ambiente financeiro do servidor em nuvem do software de gestão.

Nele, o gestor consegue ter um panorama de todas as transações realizadas pela carteira digital. Todos esses dados são compilados e relatados da mesma forma que as vendas realizadas por outros meios, como cartões de crédito/ débito ou vouchers. Assim, é possível entender o comportamento de cada modelo de pagamento.

Com base nessas informações, o gestor pode analisar os cenários, adotar novas estratégias e tomar decisões mais assertivas e alinhadas ao objetivo da empresa.

As carteiras digitais crescem a cada dia e a tendência é que, para os anos seguintes, ganhem ainda mais força. Adotar esses novos e inovadores modelos de pagamento significa estar alinhado às tendências no mundo financeiro e fortalecer o negócio.

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Créditos: Adaptive

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