7 Estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível
29 de maio de 2020

7 Estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível

Hoje é uma data especial, comemore porque é o dia que você vai proclamar o sucesso da sua empresa com as estratégias que vamos apresentar aqui!

Todo posto de combustível que deseja crescer e se tornar uma referência para seus clientes deve investir em estratégias de marketing. As estratégias de marketing para postos de combustível representam uma grande parcela das causas de crescimento do negócio.

Por meio de ações estratégicas, torna-se possível prospectar novos clientes e fidelizar os já existentes, entregando muito maior valor agregado e transformando a experiência do cliente em algo único.

E não é tão difícil quanto a maioria dos gestores imagina. Na verdade, aplicar estratégias de marketing em postos de combustível é uma tarefa bastante simples, se for feita com planejamento e controle.

No post de hoje, você verá 7 estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível.

 

Alavancando as vendas – estratégias de marketing para postos de combustível

 

1 – O bom atendimento

Certamente, você já esteve em alguns estabelecimentos onde foi tão mal atendido que saiu comentando com todo mundo sobre sua experiência lá. Infelizmente, isso é muito comum. Há outros lugares, onde você foi atendido de uma forma surpreendentemente atenciosa, cordial, respeitosa e simpática. Você também acaba comentando e se lembrando desse local.

Entretanto, tente se lembrar de alguma vez que você foi atendido de uma forma não tão boa, mas não tão ruim. Esses são os estabelecimentos mais fáceis de se esquecer. O que o bom atendimento faz é deixar o nome da sua empresa na cabeça dos clientes pelos motivos certos.

Nenhuma estratégia de marketing para seu posto de combustível é melhor do que oferecer um atendimento excelente. Quando o cliente recebe um tratamento acima das expectativas, ele vai retornar e trazer outros clientes com ele.

 

2 – Aparência do estabelecimento

Uma das estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível é apostar na aparência do local. Quanto mais atrativo for o seu posto, mais clientes irão parar nele. Aquela velha frase que diz que nós “comemos primeiro com os olhos” vale para muitas coisas.

Quanto seu posto cuida da imagem que transmite, os clientes se sentem mais à vontade. Um lugar bonito, limpo e com equipamentos em bom estado é sempre bem visto por quem está passando. Certamente, o cliente terá a preferência por seu posto a outro que é mal cuidado, mal iluminado, sujo ou com equipamentos velhos e mal preservados.

 

3 – Saiba quem é seu modelo ideal de cliente

Diferente do seu público-alvo, o modelo ideal de cliente é aquele que traz o melhor retorno para sua empresa. Em marketing, ele é chamado de persona. Sua persona é o alvo de todas as suas estratégias de marketing.

Para trabalhar com estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível, é necessário que você conheça sua persona. Isso inclui idade, hábitos de compra, poder aquisitivo, frequência de visitação, produtos mais comprados, serviços mais procurados, entre outros fatores.

Procure saber como montar sua persona e estabeleça uma linha de estratégias de marketing voltada a ela.

 

4 – Aproveite o marketing digital

Hoje, quando alguém precisa de algo, a primeira coisa que faz é pesquisar na internet sobre isso. Se você estiver na rua, em um lugar que não conhece muito bem e precisa ir ao banco, pode abrir o aplicativo de mapa e pesquisar pelo nome do seu banco.

Isso também é possível com postos de combustível. Entretanto, o marketing digital vai muito além disso. Trata-se de uma estratégia completa de captação de potenciais clientes através da internet, em blogs, mídias sociais e anúncios.

Antes de começar a trabalhar com o marketing digital, você precisa identificar a sua persona. Em seguida, é necessário entender como o marketing digital funciona e aplicar os conceitos gradativamente.

Pode ser mais demorado, mas é inegável que o marketing digital já tomou o lugar das outras formas de propaganda. Portanto, esta é mais uma estratégia de marketing infalível para seu posto de combustível.

 

5 – Centavos fazem a diferença

Muitas vezes, uma diferença de poucos centavos no preço do combustível é o suficiente para o cliente decidir entre este ou aquele posto. Vale a pena ficar de olho em seus concorrentes e tentar sempre oferecer o preço mais competitivo, desde que ele não impacte negativamente no negócio. Mais uma entre as estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível.

 

6 – Divulgue sua loja de conveniência

Nem somente de combustível vive um posto. Muitos gestores acabam se esquecendo completamente de sua loja de conveniência, um erro muito comum. A loja de conveniência tem tanto potencial de atrair clientes quanto a pista de abastecimento.

Uma das estratégias de marketing infalíveis para seu posto de combustível é apostar na divulgação da loja de conveniência. Divulgue tanto para clientes que estiverem abastecendo quanto para clientes que ainda não conhecem seu posto.

A sua loja de conveniência pode ter três tipos de clientes:

  • Os que aproveitam que estão abastecendo para comprar na loja de conveniência;
  • Os que aproveitam que estão na loja de conveniência para abastecer;
  • Os que vão ao posto somente por causa da loja de conveniência.

Saiba explorar o potencial de todos ao máximo.

 

7 – Tenha programas de fidelização

Ter programas de fidelização é uma estratégia de marketing infalível para seu posto de combustível. Muitas delas requerem que o cliente compre repetidas vezes para acumular vantagens que podem ser trocadas por descontos, prêmios, produtos ou até cortesias.

Cada tipo de programa de fidelização tem um propósito. Cabe a você definir qual a melhor estratégia e os benefícios que o plano de fidelização trará ao seu cliente. É importante que ele sinta que realmente está tendo vantagem em continuar abastecendo e comprando com você ao invés de procurar outro posto.

Ofereça benefícios reais com condições alcançáveis. Se o desafio for demasiadamente grande, o cliente desiste da fidelidade. Um bom exemplo é oferecer descontos sempre que o cliente abastecer certa quantidade de litros, ou um programa onde a cada 10 compras acima de R$100,00 ele ganha 50% de desconto no próximo abastecimento.

Estes são apenas exemplos. O fato é que um programa de fidelização é uma estratégia de marketing infalível para seu posto de combustível.

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Fonte: Adaptive

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