Funcionário do mês no seu posto: vale a pena realizar esse incentivo?
19 de março de 2022

Funcionário do mês no seu posto: vale a pena realizar esse incentivo?

Motivar os colaboradores e reconhecer seus resultados é uma parte importante da estratégia de gestão. Começando pelo ambiente de trabalho e pela postura do líder, a forma como a administração dos recursos humanos é feita tem um papel relevante no atingimento dos objetivos pela empresa.

Outra maneira de incentivar o comprometimento e o desenvolvimento da equipe são os programas de benefícios. Um deles, o funcionário do mês, muitas vezes gera dúvidas. Neste artigo vamos analisar se ele vale a pena. Confira!

 

O que é o programa funcionário do mês?

O funcionário do mês é uma estratégia de gestão de pessoas que visa reconhecer e recompensar o colaborador que mais se destacou naquele período. Isso pode ser feito valorizando sua postura, comprometimento, desempenho ou produtividade.

A melhor abordagem varia de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo, se toda a equipe está motivada e abraça os objetivos mas não os atinge, o ideal é usar esse programa para apoiar quem oferece os melhores resultados.

Caso contrário, as metas são batidas porém o clima é de desânimo, com faltas e descumprimento de regras, o que deve estar em foco são as atitudes, usando esse meio para destacar quem demonstra ter a postura ideal.

 

Afinal, esse programa é benéfico para um posto de combustíveis?

Os postos de combustíveis, assim como outros negócios, podem encontrar tanto prós como compras ao implementar um programa de incentivos e benefícios como esse, que indica o funcionário do mês.

Isso acontece pois esse tipo de estratégia tende a impactar a dinâmica do ambiente de trabalho de maneira negativa ao mesmo tempo que gera vantagens. Dessa forma é fundamental analisar os possíveis desdobramentos antes de colocá-lo em prática. Veja a seguir o que pesar nessa decisão!

 

Prós

Como dito, há muitos benefícios na implantação do funcionário de mês em um posto de combustíveis. O primeiro deles é a motivação da equipe. Quer sejam incentivados pelo prêmio ou pela competição, um novo ânimo tende a surgir entre os colaboradores.

Também nessa linha a produtividade é favorecida, fazendo com que as atividades diárias sejam otimizadas, gerando mais resultados à medida que o time produz mais no mesmo tempo e se dedica ainda mais ao trabalho.

Outro aspecto que apresenta ganhos positivos é a disciplina. Nesse sentido, quando o programa reconhece a postura, ele proporciona um aumento na adequação às regras da organização.

Já do ponto de vista do trabalhador, o desenvolvimento pessoal e profissional acabam recebendo um impulso, tendo como consequência uma melhoria que é boa para todos — indivíduo e negócio. Além disso, a autoestima do profissional é ampliada com o reconhecimento de suas contribuições e de seu empenho.

 

Contras

Enquanto os prós atingem diversas esferas, os contras atingem duas áreas: social e financeiro. O primeiro se refere ao aumento da concorrência entre a equipe, que tende a causar um ambiente hostil e, até mesmo, tóxico. No entanto, isso pode ser evitado pela gestão, dependendo da forma como o programa é abordado.

Quanto ao segundo aspecto, os gastos com possíveis premiações são um ponto negativo. Entretanto, eles devem ser compensados pelos efeitos positivos da implementação do funcionário do mês. Assim, ao planejar essa estratégia é preciso avaliar qual é o valor ideal para investir nela proporcionalmente aos resultados desejados.

Criar um programa de funcionário do mês como incentivo aos colaboradores geralmente surte efeitos vantajosos, fazendo com que ele valha a pena. Essa estratégia deve ser vista como um investimento nos postos de combustíveis e ser implementada sempre por meio de ações educativas para gerar os melhores resultados.

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Créditos: Minas Petro

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