Crie incentivos e aumente as vendas na sua loja de conveniência
29 de maio de 2020

Crie incentivos e aumente as vendas na sua loja de conveniência

A loja de conveniência é muitas vezes um ponto de venda que tem seu potencial inexplorado. A grande maioria dos gestores foca seus esforços na pista de abastecimento e acaba se esquecendo de que a loja de conveniência pode gerar altos lucros para a empresa.

Existem formas de melhorar o faturamento da loja de conveniência se você souber o que fazer e no que prestar atenção. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para você criar incentivos e aumentar suas vendas na loja de conveniência.

Fique de olho nessas dicas e comece a aumentar seu faturamento imediatamente!

 

Incentivos que aumentam as vendas na sua loja de conveniência

Ambientação e layout

A ambientação e o layout da sua loja de conveniência são tão importantes quanto qualquer ação que você possa fazer. A ambientação cria a primeira impressão que o cliente tem da sua loja, assim que passa pela porta.

Já o layout, é responsável por conduzir o cliente pela loja, exibir os produtos disponíveis e manter o interesse. Sem uma ambientação e um layout estrategicamente planejados, você está deixando de explorar grande parte do potencial de sua loja.

Sendo assim, preste atenção na ambientação e no layout para criar incentivos e aumentar as vendas na sua loja de conveniência. Certifique-se de montar uma ambientação diferenciada, que destaque sua loja das concorrentes. Observe o layout para garantir que tudo esteja em seu devido lugar de forma estratégica.

Layout estratégico é aquele que conduz o cliente através de uma progressão de produtos, até que ele chegue ao caixa. Isso tem muita relação com os produtos mais vendidos de sua loja. Coloque-os nos fundos da loja e no lado oposto ao caixa, e observe seus clientes passando pelos corredores e levando muito mais do que pretendiam inicialmente.

 

Diferencial

Uma das formas de criar incentivos e aumentar as vendas na sua loja de conveniência é oferecendo um diferencial. Seja ele qual for, você deve ter ao menos um. Preço, qualidade, benefícios, variedade, raridade, entre outros fatores, são todos diferenciais que se tornam incentivos para atrair mais clientes.

Você pode se destacar por oferecer um mix de produtos que nenhuma outra loja de conveniência da região oferece, por exemplo. Assim, sempre que o cliente quiser aquele produto em específico, saberá onde encontrar.

Explore seus possíveis diferenciais e certifique-se de mostrá-los aos clientes.

 

Equipe vendedora

Uma equipe vendedora é um dos melhores incentivos para aumentar as vendas na sua loja de conveniência. E, quando dizemos equipe, referimo-nos aos colaboradores de forma geral, tanto os que trabalham na loja quanto os frentistas e outros funcionários da pista de abastecimento.

Qualquer colaborador tem o potencial de levar o cliente até a loja de conveniência. Tudo o que é preciso fazer, é entender a necessidade do cliente. Uma vez identificada uma necessidade, um desejo ou uma oportunidade, a loja de conveniência pode entrar como solução.

Entretanto, é preciso que a equipe esteja empenhada em atender cada cliente como se fosse o único, extraindo o máximo de cada situação. Atitude vendedora pode ser aperfeiçoada. Basta ter proatividade, atenção e conhecimento sobre os produtos e serviços que seu posto oferece.

 

Segmentação

Crie incentivos e aumente suas vendas na loja de conveniência ao estabelecer uma segmentação. Isso significa orientar seus produtos e serviços a determinado público-alvo. Se você percebe que atende mais pessoas em busca de pão e frios para o café da manhã e da tarde, não faz sentido orientar seus esforços para vender bebidas alcoólicas.

A situação inversa também é verdade. Tente criar um direcionamento que pende para o lado do seu cliente mais frequente, independente de qual seja. Isso inclui promoções, ambientação, mix de produtos, precificação, marketing, periodicidade, entre outros fatores.

 

Mídias sociais

Você pode não saber, mas as mídias sociais possuem um poder surpreendente em fazer com que o cliente vá até o seu estabelecimento. Criar incentivos e aumentar as vendas na sua loja de conveniência é algo que pode ser feito pela internet.

Faça postagens, anuncie promoções, novidades, produtos mais procurados, ou crie periodicamente postagens simples para lembrar aos clientes que sua loja possui o que eles procuram.

Orientando essas ações digitais para o público local, você acaba atraindo sua vizinhança para comprar mais em sua loja de conveniência.

 

Promoções

Sim, as promoções também são importantes como incentivos para aumentar as vendas na sua loja de conveniência. Contudo, é necessário escolher bem as promoções para que sejam atrativas e ofereçam benefícios reais.

Não adianta criar promoções de itens que ninguém quer comprar só porque estão parados no estoque. Você precisa incentivar a frequência mais do que a quantidade. Crie promoções com descontos ou vantagens em produtos atrativos para o seu cliente e você verá como isso os incentiva a retornarem mais vezes.

 

Conte com um bom software de gestão

Por fim, podemos dizer que uma das melhores formas de criar incentivos e aumentar as vendas na sua loja de conveniência é com o apoio de um bom software de gestão empresarial.

Isso porque o software é capaz de apresentar inúmeras informações de vital importância para que você saiba como está o funcionamento de sua loja de conveniência e do seu posto de combustível de forma geral.

Assim, torna-se possível tomar decisões pautadas na realidade, com dados precisos e comprovados. Você não ficará mais perdido na hora de realizar compras para o estoque, escolher itens para entrar em promoção, avaliar as chances de sucesso de uma ação, ou identificar perdas.

Além de ajudar o gestor na clareza de todas essas tarefas, o software ainda traz inúmeras funcionalidades que aceleram a operação e otimizam o dia a dia. Isso significa mais produtividade, competitividade, redução de custos, redução de erros e diversas melhorias de desempenho.

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Fonte: Adaptive

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