Se você trabalha no segmento de postos de combustíveis, você entende que o preço não pode e nem deve ser o único motivo que leva o cliente a voltar ao seu estabelecimento. Conquistar clientes pelo preço é uma estratégia perigosa. Ao não conseguir manter os descontos, o cliente dificilmente vai pagar mais pelo seu produto e aí o pior acontece: seu cliente vai consumir na concorrência. Como fidelizar clientes no posto, então?
Fidelizar não significa só aumentar o número de vendas para o mesmo cliente. Tornar uma pessoa fiel à sua marca é um processo que demanda esforço mas que será recompensado a longo prazo. Para você ter uma ideia, conquistar novos clientes custa 5 vezes mais do que manter um antigo. Vale a pena investir nesta economia, não é?
A primeira coisa que você deve fazer é buscar conhecer melhor sua clientela. Mas é preciso ir além dos cadastros com dados de praxe como nome, endereço e telefone.
Um sistema de gestão integrada pode ajudá-lo nesta tarefa. Você pode registrar os contatos feitos pelo cliente e armazenar seu histórico de compras para criar benefícios e vantagens personalizados.
Uma dica super importante é oferecer algo em troca pelos dados sobre os seus clientes. Pense: você estaria disposto a dar informações sobre você mesmo a uma empresa? Não, certo? Mas, e se houvesse alguma vantagem nesta transação?
Ofereça este benefício antes de pedir aos clientes seus dados. No mais, não exagere na lista de perguntas. Colete somente os dados que serão importantes para criar a estratégia de fidelização de clientes para o seu negócio.
Todos nós gostamos de ser reconhecidos. Quando os atendentes de um negócio sabem nosso nome e preferências, tudo fica mais fácil. Portanto, gentileza, empatia e solicitude devem ser traços marcantes da sua equipe. Ao oferecer um tratamento consistente com estes valores, os clientes passarão a voltar ao seu posto não apenas pelos produtos mas pelo atendimento diferenciado.
Por fim, treine sua equipe para atender seus clientes de forma ágil. Afinal, quem vai a um posto geralmente tem outro destino em mente e muita pressa.
Criar um sistema de recompensa de clientes é a forma mais organizada e focada de implantar sua estratégia de fidelização.
O primeiro passo é cadastrar todos os clientes do seu negócio no sistema. É importante verificar se seu software de gestão é integrado a programas de fidelização. Se não for, é o caso de fazer algumas contas e verificar se não vale a pena investir em uma solução mais completa para as necessidades da sua empresa. A segunda coisa a se fazer é escolher uma forma permanente de contato com os seus clientes. Pode ser via SMS, e-mail ou telefone. Busque descobrir qual é o canal preferido e mais usável por eles.
Depois, você pode oferecer vantagens e benefícios personalizados de acordo com os hábitos de compras de cada cliente. Utilize os canais acima para divulgar promoções, novos serviços e demais novidades do seu negócio. Em seguida, estabeleça recompensas interessantes em seu programa de fidelidade. Desperte o desejo pelos prêmios e estimule a recompra em troca da premiação.
Tenha sempre um registro da média de compras mensais dos clientes. A partir de determinado valor, agradeça a preferência com um brinde ou algum tipo de bonificação.
Movimente o seu posto. Você pode utilizar estratégias de comunicação visual como banners e outdoors para chamar a atenção para um serviço novo oferecido em seu posto ou aquela promoção imperdível da loja de conveniência. Ferramentas digitais como anúncios em redes sociais ou e-mail marketing também são uma opção eficiente e de baixo custo para divulgar as novidades do seu negócio.
Hoje em dia, é essencial diversificar as formas de recebimento da sua empresa. Portanto, aceite diversas bandeiras de cartão de débito e crédito. O cheque também pode ser uma opção a ser avaliada.
Quer receber com mais rapidez? Uma excelente maneira de incentivar o pagamento à vista é criar um programa de vantagens. Ofereça lavagens grátis ou descontos na loja de conveniência para os clientes que escolherem esta forma de pagamento.
Agora, você já sabe as principais formas de fidelizar os clientes no seu posto. Pronto para colocar estas dicas em prática?
Créditos: Adaptive