Simpatia e bom humor dos funcionários podem transformar seu posto
29 de maio de 2020

Simpatia e bom humor dos funcionários podem transformar seu posto

Você já se perguntou o que os seus clientes pensam sobre seu posto de combustíveis? A opinião deles é a mais importante de todas, afinal, sem clientes, não existe empresa. Por isso, a principal preocupação é a satisfação dos clientes.

Existem diversas formas de deixar o cliente satisfeito, mas uma das mais simples tem a ver com a forma com a qual os funcionários trabalham. A simpatia e o bom humor dos funcionários podem transformar o seu posto.

Com funcionários simpáticos e bem humorados, o ambiente se torna mais convidativo, agradável e o atendimento proporciona maior satisfação. Para que você possa entender melhor como isso acontece, trouxemos hoje 7 formas pelas quais a simpatia e o bom humor dos funcionários podem transformar o seu posto.

 

Como a simpatia e o bom humor dos funcionários pode transformar um posto de combustíveis?

 

1 – Atenção total ao cliente

Uma das coisas mais importantes que seus funcionários precisam fazer é prestar atenção aos clientes. Muitas vezes, eles querem ser ouvidos. Eles querem que você entenda seus problemas, seus desejos e suas necessidades.

É um erro agir de forma indiferente diante de uma informação passada pelo cliente. Trate-o como se ele fosse um ente querido de sua família, com atenção e cuidado. Dessa forma, o cliente se sente acolhido e entende que pode contar com sua equipe sempre que precisar.

 

2 – Bom comportamento gera satisfação

Quem é que não gosta de ser bem atendido? Simpatia e bom humor dos funcionários podem transformar o seu posto assim como acontece em qualquer outra empresa. Quando os funcionários são simpáticos, cordiais e calorosos, a relação entre cliente e empresa se estreita.

Portanto, certifique-se de orientar seus colaboradores sobre as melhores práticas de atendimento. Todos devem ser cordiais, respeitosos, atenciosos e animados. O sorriso é muito importante, pois ele é como uma porta sendo aberta para receber o cliente.

 

3 – Proatividade é um potencializador de lucros

Se o colaborador tiver que ficar esperando o cliente expor todas as suas necessidades e desejos, muitas vendas serão perdidas. A grande maioria dos clientes não fala sobre tudo o que está faltando em seus veículos ou em suas vidas.

É nesse momento que a proatividade faz toda a diferença. Simpatia e bom humor dos funcionários podem transformar seu posto, mas sem proatividade nada acontece.

Oriente os colaboradores a irem até o cliente e fazerem uma sondagem, visualizando o veículo e entendendo as necessidades desse cliente. Isso deve ser feito em todos os atendimentos.

Ao identificar as necessidades, a oferta da solução fica muito mais fácil. Ser proativo é a diferença entre realizar ou não uma venda de determinado item que o cliente estava precisando, mas não disse que estava.

Da mesma forma, o frentista deve tomar a iniciativa de abordar o cliente assim que ele chega ao posto, e não esperar que o cliente diga a primeira palavra em busca de atendimento.

 

4 – Ser solícito é essencial

Quando um cliente se aproxima e pergunta sobre algum serviço ou produto, por menor ou mais barato que seja, a atitude do colaborador deve estar pautada da mesma forma. O atendimento deve acontecer com cordialidade, respeito, entusiasmo e simpatia.

Um cliente que queira somente fazer uma recarga de celular pode, futuramente, se tornar um dos mais fiéis frequentadores do seu posto. Ao ganhar a confiança dos clientes, sua equipe os traz para mais perto.

Dessa forma, a simpatia e o bom humor dos funcionários podem transformar seu posto. Esteja disponível para todos os clientes, independentemente da solicitação deles. Quando o cliente é bem tratado, ele retorna.

 

5 – Uma informação se torna uma porta

Postos de combustíveis são muitas vezes alvos de motoristas que precisam de informações sobre a região e não necessariamente compram qualquer produto ou serviço. Destratar esses motoristas é um grande erro.

Na verdade, eles devem ser tão bem tratados quanto os próprios clientes. Isso porque, a partir de uma informação, abre-se uma porta de oportunidades. Durante a própria conversa, o colaborador pode oferecer abastecimento para o motorista seguir viagem mais tranquilo, ou qualquer outro serviço, por menor que seja, como a limpeza do para-brisas.

Além disso, a simpatia e o bom humor dos funcionários podem transformar o seu posto ao deixar uma boa impressão no motorista que pede informações. Ele certamente voltará para utilizar seus serviços se estiver passando pelo local novamente.

Quanto mais memorável for o atendimento de seus colaboradores, mesmo que em uma simples informação, maiores as chances de que aquele motorista se lembrará de seu posto.

 

6 – Serviço completo faz a diferença

Muitos frentistas acham que recepcionar o cliente e abastecer o carro dele é o suficiente para deixar uma boa impressão, mas estão enganados. Quanto mais completo for o serviço, melhor.

Isso significa que os colaboradores devem verificar o nível de óleo e água do motor, calibrar os pneus, lavar o para-brisas, além de oferecer produtos e serviços que estejam disponíveis tanto na pista quanto na loja de conveniência.

 

7 – Bom humor não deve ser esquecido

Falamos bastante sobre a simpatia, a atenção e a proatividade. Mas e quanto ao bom humor? Sabia que ele também pode fazer a diferença em seu posto? E a explicação é muito simples.

Você gosta mais de estar próximo de pessoas bem humoradas ou mal humoradas? O nosso bom humor transforma o dia das pessoas com quem nos relacionamos. Além de transmitir entusiasmo e alegria, ele é como um abraço, acolhedor e altruísta.

Esse tipo de comportamento pode mudar a forma com a qual o cliente enxerga seu posto. É por isso que dizemos que a simpatia e o bom humor dos funcionários podem transformar seu posto.

E pode ter certeza de que os clientes se lembrarão de que são atendidos com bom humor em seu posto quando precisarem decidir onde abastecer.

 

Bônus – Busque ainda mais conhecimento

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Fonte: Adaptive

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