A utilização de um sistema para distribuidora é essencial para auxiliar a empresa a lidar com o grande volume de informações inerentes ao funcionamento desse tipo de negócio.
O uso de um ERP no segmento já é uma situação comum no contexto atual, considerando a competitividade do mercado. Afinal, é praticamente impossível enfrentar o desafio de tratar tantos dados manualmente.
É preciso lidar com todas as informações do setor de compras, do financeiro, da força de vendas, além da gestão de pessoas e as obrigações fiscais e legais.
Um sistema para distribuidora evita erros em registros e traz agilidade e integração de todos os setores da empresa, eliminando o uso de planilhas ou processos manuais.
Mas, a pergunta fundamental é: como escolher a melhor opção para a sua empresa?
Este artigo vai te ajudar a entender o que é preciso considerar para escolher o melhor sistema para distribuidora.
O primeiro passo para acertar na escolha é fazer uma análise das atuais necessidades da sua empresa.
Elas estão sendo atendidas pelo seu atual sistema de gestão?
Entenda com a sua equipe o que não está dando certo e precisa melhorar. Lembre-se que o sistema deve te trazer benefícios, e não problemas.
Avalie se o seu sistema ERP está trazendo:
Além disso, é importante perceber se o suporte técnico do seu fornecedor atual tem te atendido bem.
Após essa avaliação será mais fácil compreender o que é preciso levar em conta para escolher o sistema que mais se adeque às necessidades da sua distribuidora. Confira algumas dicas a seguir.
Busque no mercado empresas que são especialistas em sistemas para distribuidoras.
Investir em um sistema especializado no seu mercado de atuação garante melhores resultados, já que a ferramenta foi desenvolvida considerando as necessidades do segmento.
Além disso, você poderá contar com especialistas altamente qualificados e que entendem o que uma distribuidora precisa.
A ferramenta desenvolvida por uma empresa especializada no segmento passa por constantes melhorias, de acordo com a experiência de implantação em diferentes distribuidoras.
Dessa forma, você irá garantir a eficácia e a eficiência que está buscando para a sua empresa.
A atenção para o processo de implantação de um ERP é tão importante quanto a escolha do sistema.
Tenha certeza de que a sua empresa e a equipe do fornecedor do software se entendam bem.
Não hesite em solicitar uma demonstração gratuita do sistema e tire todas as suas dúvidas.
Essa etapa também irá te auxiliar na escolha do sistema: você está recebendo toda a atenção de que necessita deste fornecedor para fazer a escolha? Pense nisso!
Ao avaliar o fornecedor, tenha certeza de que terá à disposição o atendimento e suporte necessários e com disponibilidade para a resolução de problemas de forma profissional e ágil.
Esse também é um critério importante de avaliação da qualidade da empresa que fornece o software.
Tenha certeza que a equipe que fará a implantação está preparada, entenda o seu segmento e conheça todas as suas necessidades.
É interessante que pelo menos um membro da sua equipe tenha certo conhecimento técnico para ficar à disposição durante a implantação do sistema.
Além disso, invista em treinamentos para que toda a sua equipe também esteja preparada para a utilização do novo software.
A avaliação do custo-benefício é, sem dúvidas, muito importante. Mesmo assim, fique atento às soluções oferecidas por um preço muito baixo.
Este é um investimento que irá trazer muitos benefícios para a empresa e ele deve ser feito pensando nisso.
Um sistema para distribuidora deve oferecer algumas funcionalidades essenciais para atender as particularidades do segmento.
A seguir, conheça quais são essas funcionalidades:
O software de gestão inteligente oferecido pela Sean é a melhor opção para a sua distribuidora. Conhecemos todas as suas necessidades como gestor, para além das mais comuns, como a automatização de processos, cumprimento das obrigações fiscais e legais e o aumento da produtividade da equipe.
Por isso, o nosso sistema conta com módulos adicionais feitos especialmente para a sua empresa:
App de força de vendas: automatiza todo o seu processo comercial, da emissão do pedido até o faturamento, minimizando erros e potencializando vendas, além de trazer mais autonomia para o seu time de vendas externas.
Gestão de frotas: aprimora o gerenciamento e o controle da sua frota de veículos.
Interface gráfica e altamente amigável e customizável: navegue pelo sistema de forma fácil e intuitiva, com acesso de qualquer lugar com internet, além dos dashboards visuais e escaneáveis.
Relatórios gerenciais: tome decisões a partir de mais de 150 gerenciais pré-configurados no sistema; além disso, relatórios únicos e exclusivos podem ser solicitados para a nossa equipe.
E não para por aí. O nosso sistema ainda conta com os módulos abaixo:
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Créditos: Razem