Principais dificuldades na gestão de postos de combustível

Principais dificuldades na gestão de postos de combustível

Se você está lendo esse texto já deve saber que administrar um posto de combustível não é tarefa fácil. O funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana e o gerenciamento de todas as atividades financeiras, operacionais e pessoais, faz desse tipo de negócio um desafio para os gestores.

Os padrões de atendimento e os preços e serviços prestados pelas empresas desse setor são geralmente os mesmos, o que torna ainda mais difícil a diferenciação entre os postos. Portanto, é preciso conhecer cada dificuldade a fundo para saber como contorná-las, desenvolver estratégias para que você se destaque e, assim, ter melhores resultados.

É importante que você empreendedor fique atento à concorrência, periodicamente faça a manutenção de contato com os clientes e esteja sempre presente na empresa. Assim, você terá uma visão do que pode ser aprimorado, eliminado e o que deve ser mantido na gestão do seu negócio.

Selecionamos seis desafios mais comuns da gestão de postos de combustível e como devem ser superados. Confira a seguir!

 

1. Engajamento da equipe e baixa qualificação

A gestão de pessoas é um grande obstáculo na revenda de combustíveis. Engajamento e falta de dedicação, baixo comprometimento e envolvimento, falta de foco em metas e resultados, muitas vezes ficam de lado devido à demanda de trabalho e preocupação com outras questões de gestão.

Não são os problemas financeiros, operacionais, de vendas e a concorrência responsável pelos resultados de um posto de combustíveis. São as pessoas! Por isso, é importante investir na melhoria das condições de trabalho, reconhecimento e qualificação dos seus colaboradores.

Obter sucesso com sua equipe começa desde a contratação, mas principalmente durante a rotina de trabalho. A seleção, treinamento, reconhecimento, valorização e estímulo para atingir seus objetivos pessoais e profissionais são um impulso para que vistam a camisa do negócio e te proporcionem bons resultados.

Qual foi a última vez que você escutou as necessidades dos seus colaboradores e avaliou suas demandas? Será que alguns ajustes não seriam necessários para melhorar as condições de trabalho? Tratar bem seu time é um investimento que dá o maior retorno em vendas.

 

2. Dificuldade em delegar tarefas

Os gestores muitas vezes encontram dificuldades ao confiar certas tarefas para sua equipe ou sentem necessidade de intervir em tudo. Essa micro gestão pode ser prejudicial para todo o time e para o empreendedor, pois você fica preso em funções que não são suas. Consequentemente os colaboradores não desempenham seu trabalho e não se desenvolvem positivamente.

Portanto, delegue funções para cada membro da sua equipe. O trabalho será mais produtivo e todos terão seu papel no desenvolvimento do negócio. Isso traz estímulo e confiança para os colaboradores.

 

3. Conciliação de Cartões

Uma das etapas que demandam mais trabalho nos postos de combustível é a conferência de recebimentos. Frequentemente os valores das vendas e dos recebíveis sofrem divergências, as taxas são cobradas indevidamente pelas administradoras e o gestor não tem o controle de quanto vai receber e quando.

Deve-se consultar os extratos dos cartões e verificar se os valores aferidos coincidem com as vendas realizadas no dia. Comparar as guias de cada máquina de cartão com os recebimentos registrados no caixa leva tempo e um sistema automatizado de gestão pode realizar o serviço de conciliação de cartões automaticamente, evitando erros operacionais.

 

4. Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC)

O LMC, previsto naPortaria nº 26/92, registra a entrada e saída de todos os combustíveis comercializados no seu posto. Deve ser preenchido diariamente e também serve para controle de arrecadação do ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).

Os postos de gasolina devem fornecer o LMC para consulta pelo menos nos últimos seis meses e ter os registros arquivados dos últimos cinco anos. É importante que esse documento seja preservado em um local seguro, com mais de uma cópia virtual e hospedado em nuvem,  para que não haja risco de perdê-lo.

 

5. Controle das finanças

Gerenciar um posto de combustível é mais do que entrar em contato com bons fornecedores e ter uma boa gestão de serviços. Esse setor envolve muitas questões fiscais e contábeis.

É necessário estar em dia com as obrigações relacionadas à entrega e ao recolhimento dos impostos. Além do regime tributário nas obrigações municipais, estaduais e federais.

Para que a sua empresa gere lucros, o gerenciamento eficaz desses processos é fundamental. Assim, você consegue precificar os seus serviços e produtos sem que a conta fique desproporcional no fim do mês.

Você deve ter o controle de todas as movimentações financeiras, até mesmo as pequenas compras que parecem não ter muita significância, registrá-las e gerenciá-las devidamente.

 

6. Controle dos processos

Acompanhar os resultados de cada ação é fundamental para o bom desenvolvimento do seu negócio. Se você não medir crescimento, lucro e comparar custos e receitas, como saber para onde está indo seus investimentos e faturamentos em longo prazo?

Isso pode ser solucionado com um sistema eficiente de gestão integrada. É possível porque as rotinas automatizadas garantem segurança e rapidez.

Automatizando o maior número de tarefas possível, você proprietário, tem menos preocupações operacionais e pode focar em fazer o negócio gerar lucro e crescer.

 

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